quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Após terremoto nas ilhas Samoa, forte tremor sacode a Indonésia

RIO - Um dia após um terremoto de 8,3 graus de magnitude deixar ao menos cem mortos nas Samoas Ocidental e Americana, no Pacífico, um forte tremor de 7,6 graus na escala Richter (segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos) atingiu a Indonésia nesta quarta-feira, matando ao menos 75 pessoas e deixando milhares de outras soterradas, de acordo com autoridades locais. Foi emitido alerta de tsunami para a Indonésia, Malásia e Tailândia. Horas depois, o alerta foi suspenso. De acordo com a agência meteorológica do país, o epicentro do terremoto foi localizado a 30 quilômetros da costa da ilha de Sumatra, nas proximidades da cidade de Padang, onde vivem 800 mil pessoas. Seguno o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, prédios, hospitais, casas, hotéis, escolas, shopping centers e mesquitas foram destruídos. Para atender os feridos, o Ministério da Saúde montou um hospital de campanha na região.

Está na região? Mande seu relato, fotos ou vídeo!

O terremoto desta quarta-feira foi sentido nos edifícios da capital Jacarta, a centenas de quilômetros do epicentro e próximo de Cingapura e da Malásia. A Indonésia está situada em um cinturão de intensa atividade sísmica conhecida como "Anel de Fogo do Pacífico". ( Veja as imagens da destruição após o terremoto nas Samoa Oriental e Americana )

- Centenas de casas foram danificadas ao longo da estrada. Há alguns incêndios, pontes foram interrompidas e há grande pânico aqui, talvez porque canos d'água foram rompidos e há enchentes - disse uma testemunha.

Padang, a capital de Sumatra, fica numa das regiões mais ativas do "Anel de Fogo do Pacífico", onde a placa indo-australiana colide com a Eurásia e provoca tremores regulares.

Geólogos há muito tempo dizem que a cidade de Padang, com 900 mil habitantes, pode ser destruída por um tremor de terra.

- Padang fica bem em frente à área com maior potencial para um terremoto de magnitude 8,9 - disse em fevereiro Danny Hilman Natawidjaja, geólogo do Instituto Indonésio de Ciências. Ele alertou também que "a cidade inteira pode ser afogada" por um tsunami provocado por um terremoto dessa magnitude.

Várias partes do país propensas a terremotos realizam treinamentos regulares contra tsunamis, e o serviço nacional de desastres envia alertas por mensagem de texto aos celulares de quem solicitar.

Mas alguns especialistas têm dito que a Indonésia precisa tomar mais medidas para reduzir os riscos. No caso de Padang, seria necessário haver mais estradas e outras rotas de escape, afirmou neste ano Hugh Goyder, consultor da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da ONU.

- A estrada segue paralela à costa, o que significa que em algumas áreas é difícil se afastar do litoral - disse Goyder, acrescentando que em uma região da cidade a única rota de fuga é uma ponte estreita.

Obama declara zona de catástrofe na Samoa Americana

Na noite de terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou zona de catástrofe na Samoa Americana, um território americano, e ordenou o envio de ajuda federal para favorecer as tarefas de busca e a partida de um avião militar C-130 de Honolulu em direção às pequenas ilhas do Pacífico Sul.

Segundo autoridades de Samoa, aldeias inteiras foram destruídas e milhares de pessoas ficaram desabrigadas em Samoa Americana.

O primeiro-ministro de Samoa, Tuilaepa Sailel Malielegaoi, se disse "chocado" com o desastre.



O Japão retirou o estado de alerta nesta madrugada que emitiu após o tsunami em Samoa. A Nova Zelândia disse que existiu uma séria preocupação pela vizinha Tonga depois que uma onda de quatro metros ter atingido sua costa norte. Autoridades de Tonga disseram que temem que até dez pessoas tenham morrido ali.

Após o terremoto em Samoa Americana, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de que pequenas ondas de tsunami tinham alcançado o Havaí, informando que as ondas poderiam ser perigosas para banhistas e embarcações.

Um tsunami ocorrido em 26 de dezembro de 2004 no Oceano Índico deixou cerca de 230 mil mortos em 11 países.

FONTE: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/09/30/apos-terremoto-nas-ilhas-samoa-forte-tremor-sacode-indonesia-767843099.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário